Início > Notícias > Norma 802.11n finalmente aprovada

Norma 802.11n finalmente aprovada

wireless_n_logo

O IEEE (Institute of Electronic and Electrical Engineers) aprovou finalmente a nova norma wireless 802.11 n que permitirá velocidades na ordem dos 300 Mbps.

O padrão 802.11 n, oferece 6x mais velocidade quando comparado com a norma 802.11g que permitia 54 Mbps e um alcance de 70 metros (dependendo do ambiente).


Opera nas frequências 2,4GHz e 5GHz e utiliza a tecnologia, MIMO (multiple input, multiple output) que utiliza várias antenas para transferência de dados de um local para outro, permitindo assim melhor aproveitamento do meio de transmissão.

O padrão foi inicialmente criado hà 7 anos, e até chegar a versão final sofreu várias alterações tendo sido criado 12 drafts.

O 802.11n vem assim colmatar algumas limitações existentes no 802.11g, permitindo assim a expansão das comunicações a outros horizontes (ex. transmissão de dados multimedia, VoIP, VoD, IPTV, etc).

Através de tecnologia MIMO, os pontos de acesso 802.11n podem utilizar dois ou quatro fluxos simultâneos, o que dobra ou quadruplica a taxa de transmissão, atingindo respectivamente 144.4 e 288.8 megabits.

A Wi-Fi Alliance informou que a maioria, ou todos, os equipamentos actuais baseados na versão Draft N, poderão ser actualizados para a versão finalizada do 802.11n através de uma simples actualização de firmware.

Mais de 400 pessoas espalhadas por 20 países diferentes trabalharam para construir o padrão 802.11n sendo o resultado um documento com 560 páginas que será apresentado em meados de Outubro.

Fonte:
Peopleware

Categorias:Notícias Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: