Início > Artigos > Wine=Não é emulador do Windows!!!

Wine=Não é emulador do Windows!!!

Para vc que utiliza a plataforma Linux e sente a falta de executar aqueles seus programa prediletos do Windows como: Winamp,Internet Explorer,Microsoft Office e outros então seus problemas acabaram!Utilize Wine!Este programa não é um emulador do Windows,até como o próprio nome diz: Wine Is Not an Emulator!

Segue um descritivo do site Wikipédia:

Wine (acrónimo recursivo para WINE Is Not an Emulator, isto é, WINE Não é um Emulador) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite a executar nesse ambiente algum software especificamente concebido para o Microsoft Windows. Wine traduzido literalmente do inglês para o português significa vinho, o que levou à escolha de uma taça de vinho como logomarca do Wine.

O WINE é uma implementação livre das bibliotecas do Windows no Linux, não sendo portanto um emulador, pois ele  não faz nenhuma emulação para executar softwares para Windows. O WINE funciona como uma camada que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

O WINE atua então apenas como um tradutor ou um interpretador de linha de comando, muito parecido com um shell, toda vez que ocorre uma chamada para a função desenha Cubo que estava implementada na DirectX.dll por exemplo, o WINE traduz esta chamada para uma de suas próprias bibliotecas em que alguém escreveu uma função similar para realizar o mesmo, desenhar um cubo na tela. Por isto as vezes os jogos que rodam em cima do Wine geram erros, pois executam chamadas a funções que o WINE não sabe como interpretar, isto é, chamam bibliotecas ou funções muito novas que os desenvolvedores do WINE não implementaram. Se o wine fosse de fato um emulador e uma máquina virtual perfeita, a princípio, todos os programas do Windows deveriam rodar no Linux sem problemas.

O Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.

fonte: Wikipédia

url: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wine

acesso em: 18/10/2009 ás 19:34

Ficheiro:Wine Configuration.png

Categorias:Artigos Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: