Início > Mercado > Gartner: Huawei investirá para conquistar mercados emergentes

Gartner: Huawei investirá para conquistar mercados emergentes

huawei_logo

Analista diz que fabricante chinesa terá dificuldades para entrar em mercados da Europa e EUA por questões culturais; América do Sul e África são melhores alvos.

A fabricante de equipamentos de telecomunicações chinesa Huawei está se esforçando para conquistar espaço nos mercados em desenvolvimento, apesar do grande receio de seus concorrentes ocidentais de que isso poderia gerar grande impacto em seus negócios, apontam analistas.


A receita da Huawei, uma das empresas de tecnologia da China com maior possibilidade de se tornar uma fabricante de TI mundial, tem emergido continuamente nos últimos anos, conforme a companhia tenta iniciar suas operações em outros países.

Tal expansão gera preocupação ante suas rivais nos Estados Unidos e em qualquer outro lugar onde a produção de baixo custo da chinesa pode ajudar a roubar parte da participação no mercado global de equipamentos para redes de comunicação.

Segundo a consultoria Gartner, a Huawei se tornou o quarto maior fornecedor de infraestrutura para operadoras e redes no final do ano passado, com 11,5% do mercado. As líderes do mercado são Nokia Siemens, Alcatel-Lucent e Ericsson.

A especialidade e o núcleo de negócios da Huawei continua no mundo em desenvolvimento – da China para a África e América do Sul – em vez de querer entrar nos lucrativos mercados dos Estados Unidos e Europa Ocidental. Nessas regiões, onde a companhia obtém sucesso limitado na procura por negócios com grandes fabricantes, a companhia continua ‘trancada para fora’.

“É difícil para a Huawei entrar especialmente no mercado norte-americano”, disse Tina  Tian, analista do Gartner. “Há muitas razões, incluindo culturais, políticas e a reputação das empresas chinesas”.

A Huawei não quis comentar o artigo. Um porta-voz disse que os direcionamentos estratégicos da empresa são tratados como segredos comerciais.

A Huawei tem seguido as grandes fabricantes de equipamentos e realizado poucas inovações nos últimos anos, disse Tina. A companhia conta principalmente com os preços baixos para ganhar participação no mercado. A Huawei, que divulga seus resultados apenas uma vez ao ano, reportou receita de 18,3 bilhões de dólares em 2008, um crescimento de 40% em relação ao ano anterior.

Fonte: ComputerWorld

Categorias:Mercado Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: